Acesso à Informação e Direitos Humanos

O CODD dá um enfoque particular à promoção do acesso à informação, considerando que o direito à informação é a pedra angular de todos os outros direitos humanos e indissociável do pleno exercício de uma cidadania activa, consolidação da democracia e desenvolvimento sustentável.

O CODD trabalha na promoção do Acesso à Informação e dos Direitos Humanos Fundamentais (no geral) desde a sua criação, sendo parceiro do Programa AGIR – Acções para uma Governação Inclusiva e Resposável, financiado principalmente pela Embaixada da Suécia, mais concretamente por via do Sub–Programa Acesso à Informação e Engajamento dos Cidadãos - AICE, gerido pela IBIS–Moçambique.

No âmbito da Linha Temática sobre o Acesso à Informação e Direitos Huamnos, o CODD já produziu várias pesquisas, feiras de cidadania, debates sobre direitos humanos, spots publicitários, mensagens digitais, brochuras, posicionamentos públicos, palestras e capacitações sobre boa governação e transparência no sector público.

 

Meio Ambiente

O CODD vislumbra um mundo sustentavelmente desenvolvido, que deve procurar satisfazer as necessidades da actual geração, sem compromter o futuro das gerações vindoras. O objectivo é que tanto a geração actual como as futuras possam alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo paralelamente um uso razoável dos recursos naturais e preservando as espécies e habitats naturais.

Reconhecidas as consequências do aquecimento global para o mundo, o CODD defende e já trabalha para que Moçambique adopte medidas concretas e alinhadas a vigéssima primeira Conferência das Partes (COP21), para diminuição dos efeitos negativos do aquecimento global.